Guia para autores '''PORTUGUES'''

From KM4Dev Wiki
Jump to: navigation, search

Guia para autores “Português”

A revista KM4D é produzida pela comunidade KM4Dev e é editada três vezes por ano: em maio, setembro e dezembro. O conselho editorial publicará os prazos para a apresentação, datas de resposta e as datas de publicação pelo menos quatro meses antes de cada nova edição. As contribuições à revista KM4D podem ser enviadas por e-mail para: km4dj-castellano@dgroups.org

Política editorial

Contribuições espontâneas são bem-vindas. Qualquer texto que for apresentado à revista, não deve ter sido publicado ou estar sob avaliação em outra revista, ainda que possa ter sido depositado em um servidor eletrônico de preprint, ou seja, não pode ter sido publicado em uma revista cientifica revisada por pares que exija direitos autorais. São aceitas contribuições teóricas e aquelas baseadas na experiência prática. Os trabalhos que foram apresentados em palestras são admitidos, desde que não tenham sido publicados como parte de um relatório de uma palestra em uma revista revisada por pares. Os artigos podem ser baseados em publicações institucionais ou pessoais, desde que não tenham sido publicados sob licenças de direitos autorais. Confiamos em que os conteúdos do artigo não se encontrem sujeitos aos direitos autorais de publicações anteriores. Os autores são os responsáveis por assegurar que nenhum material (incluindo ilustrações, fotografias, etc.), apresentado infringe os direitos autorais existentes ou os direitos de um terceiro. A apresentação como parte de um texto a KM4DJ envolve que todos os autores leram e aceitaram seu conteúdo. Os autores conservam todos os direitos sob seu artigo, mas quando for enviado à revista, dão aos editores de esta, a permissão para publicar sua contribuição sob licença utilizada no sitio web da revista.

Preparação do texto

Os autores podem facilitar o processamento dos relatórios das oficinas, tanto em versão impressa como na web, seguindo as instruções abaixo. Os trabalhos devem ser enviados por e-mail, como documento de Word (.Doc), Word Perfect (,Wpd), ou formato de texto enriquecido (.Rtf). Em casos especiais (por exemplo, artigos com fórmulas muito complexas), Tex ou LaTeX podem ser incluídos. Nesse caso, contate os editores para conhecer os requerimentos.


Geral

O artigo deve ser estruturado de acordo com uma folha de estilo coerente. Os artigos devem estar em inglês (o em português?). A escolha entre a ortografia britânica ou americana pode ser escolhida pelo autor, mas deve ser usada de forma consistente em todo o documento. Todas as contribuições devem incluir:

- Uma boa introdução e formulação da pergunta/tema em questão.

- Parágrafos claros.

- Títulos e subtítulos para os parágrafos importantes.

- Uma conclusão clara (provisória).

- Tamanho e tema do artigo.

- Uma descrição “Sobre o (s) autor (es)” depois das referencias, para fornecer ao leitor um resumo claro da experiência do autor.

- O comprimento do artigo não deve exceder 6000 palavras, a menos que exista acordo prévio com os editores.

- O comprimento do estudo de caso não deve exceder 4000 palavras, a menos que exista um acordo prévio com o conselho editorial.

Tipos de artigos:

As contribuições teóricas e práticas são bem-vindas. Os trabalhos que foram apresentados em palestras são admitidos, desde que não tenham sido publicados como parte de relatórios de uma palestra em uma revista revisada por pares. Os autores estão obrigados a garantir que nenhum material (incluindo ilustrações, fotografias, etc.), apresentado como parte de um texto infringe direitos autorais existentes ou os direitos de um terceiro. A apresentação como parte de um texto a KM4DJ envolve que todos os autores leram e aceitaram seu conteúdo. Todas as apresentações deverão ser feitas on-line no sitio KM4D Journal, Open Journal System. Os novos usuários devem primeiro criar uma conta. Quando o usuário faça o login as apresentações deveram se realizar através do Centro de Autor. Uma versão em Word do artigo será necessária para o processo, por favor, certifique-se que esteja disponível (mesmo se um upload em PDF tenha sido feito). Contribuições espontâneas à revista são bem-vindas. Os autores são convidados a enviar um resumo para verificar se a proposta forma parte da área temática da revista e para pedir orientação para sua elaboração. Todos os artigos passam por um processo de revisão por pares. Cada apresentação está limitada a um máximo de 6000 palavras (incluindo notas e referências), além de um resumo máximo 200 palavras. Estes documentos podem incluir:

- Artigos teóricos que introduzem conceitos científicos ou avanços na gestão de conhecimento para o desenvolvimento.

- Os artigos de revisão que analisam as abordagens e os avanços no campo.

- Artigos de experiências práticas baseados na aplicação da gestão de conhecimento para o desenvolvimento. Embora focados na prática, tem que ter uma base teórica na literatura relacionada com gestão de conhecimento e desenvolvimento.

-Os estudos de casos são geralmente mais curtos do que um artigo, com um exemplo de um caso em primeiro plano, serve como base para a teoria do autor. Os artigos podem usar exemplos de casos para ilustrar um ponto particular, mas a teorização deve ser a parte principal do artigo.

- Reflexões são uma saída para expressar opiniões, compartilhar ideias ou a apresentação de discursos filosóficos. Deverão incluir um máximo de 2000 palavras e não estarão sujeitos à revisão por pares, embora devam ser revisados de acordo com os comentários dos editores.

- As histórias são contribuições curtas (máximo 2000 palavras/ 4-5 páginas), refletindo uma perspectiva mais pessoal do que em um artigo ou um estudo de caso. Uma história pode abordar as experiências pessoais ou um tópico interessante.

- Notas da comunidade incluem resumos das discussões que aconteceram na comunidade KM4Dev do forum de discussão de práticas on-line, ou um relatório de uma palestra ou uma oficina, que teve o patrocínio de KM4Dev. www.km4dev.org/journal O objetivo de Community Notes é mostrar as atividades das notas community.ommunity KM4Dev poderão ser apresentadas por qualquer membro da comunidade KEM4Dev. Para exemplos das Notas Comunitárias, por favor, consultar o sitio Arquivo da Gestão do Conhecimento para o Desenvolvimento Diário em: www.km4dev.org/journal Margens

O tamanho do papel deve ser A4 (ancho 21 cm, altura 29,7cm). Todos os elementos do documento (texto, ilustrações e gráficos) devem manter uma área de impressão de 14,69 cm de largo e 24,62 de alto (margem esquerda e direita de 3,17 com, margens superior e inferior de 2,54).

Tipos e estilo de fontes

- Todo o texto dever estar justificado à esquerda espaço simples.

- A fonte deve ser Times New Roman. Se não estiver disponível em seu computador escolher qualquer fonte proporcional.

- Título principal: letra negrito tamanho 16, precedido por uma linha branca e seguido de duas linhas em branco. Siga as regras normais para letra maiúscula, ou seja, usar apenas maiúsculas só para nomes próprios.

- O nome do Autor: letra itálica, tamanho 15. Só o nome, precedido por duas linhas em branco e seguido por duas linhas em branco.

- Títulos de primeira ordem (principais): letra negrito, tamanho 14, precedidos por duas linhas em branco e seguidos por uma linha em branco. Os títulos de primeira ordem não devem ser numerados.

- Títulos de segunda ordem (secundários): letra negrito, tamanho 12, precedidos por uma linha em branco. Não devem ser seguidos por linhas em branco, os títulos secundários não devem ser numerados.

- Títulos de terceira ordem: letra itálica (sem negrito), tamanho 13, precedidos por uma linha em branco. Não devem ser seguidos por linhas em branco.

- Texto principal: letra tamanho 12, sem negrito. Uma linha branca entre parágrafos.

- Tabelas: utilize as tabelas fornecidas pelo seu processador de texto para dados tabulares. As tabelas devem ser precedidas por uma linha em branco e seguidas por duas linhas em branco.

- Notas: letra tamanho 10, sem negrito.

Elementos necessários:

Além do titulo principal, o resumo, sobre o autor e as referências, não é necessária nenhuma outra informação.

Citações no texto

As citações no texto devem ter entre parênteses o sobrenome do primeiro autor, ano de publicação e número de página (s). Alguns exemplos seguem abaixo. No caso de ambiguidade, o ano poder ser seguido por um espaço e a,b,c, etc. Exemplos: (Mayr 1969) (Culler, 1989: 20-23) (Smith 2000c)

Ilustrações, gráficos e fotografias.

As imagens podem ser digitalizadas com uma resolução que permita a impressão de boa qualidade (qualidade sugerida 300 dpi). Podem ser inseridas no texto, mas de preferência as imagens devem também ser enviadas separadamente como arquivos. Salve os arquivos com um formato de cor verdadeira, como TIFF. Os gráficos vetoriais podem se enviar como PostScript encapsulado (EPS.). No caso de dúvidas, fornecer as imagens originais impressas.

Cor

As imagens com cores podem se converter a branco e preto para a versão impressa. A versão digital manterá a resolução original de cores.

Notas

Não use notas de rodapé, use notas ao final do texto (<25).

Referências

As referencias (<25) devem ser as primeiras depois do texto do artigo. Devem ser apresentadas em forma de títulos de segundo ordem (secundários). O sistema de referencias de Harvard deve ser utilizado. A bibliografia deve estar ordenada alfabeticamente e as referências devem seguir o formato dos exemplos: Access to Information (2004) 4th progress report. Unpublished paper

El-Baz, S. (1994) ‘Arab civil societies organizations at the turn of the Twentieth Century’ In: Citizens: strengthening global civic society (edited by M.D. de Oliveira and R. Tandon), World Alliance for Citizen Participation (Civicus): Washington DC

Jamali, D. and R. Zurayk (2004) A community of practice approach to knowledge management, presented at the 5th European Conference on Knowledge Management, 30 September-1 October 2004, Unpublished paper

Mandaville, P.G. (2001) ‘Transnational Muslim politics: re-imagining the Umma’, Routledge Research in Transnationalism No. 2, Routledge: London, 256pp

McGann, J.G. and E.C. Johnson (In press) Comparative think tanks, politics and public policy, Edward Elgar Publishing: Cheltenham

McGrath, S and K. King (2004) ‘Knowledge based aid: a four agency comparative study’, International Journal of Education Development 24(2), 167-181

Traboulsi, O. (2002) Desk research on regional communities of practice, World Bank Institute: Washington DC; UNDP: New York

UNDP (2002) Arab Human Development Report Regional Bureau for the Arab States, UNDP: New York, 168pp

Resumo

O resumo é um de segunda ordem (secundário), depois das referencias. Deve ter máximo 200 palavras.

Sobre os autores

Este também é um encabeçado de segunda ordem (secundário). Os nomes dos autores devem aparecer no começo do texto (máximo 100 palavras) e deve estar escrito em itálica. Depois de cada texto, o nome e o endereço de cada autor devem se enumerar em letra Times New Roman tamanho 10, seguido de um ponto e aparte. Incluindo o e-mail na mesma linha.

Lista de requisitos

Como parte do processo, os autores devem comprovar que seu texto cumpre com todos os elementos seguintes, porque as apresentações poderão ser devolvidas se os textos não cumprirem com as diretrizes.

1. O envio não poder ter sido publicado antes, nem apresentado à outra revista para sua consideração.

2. O texto deve ter espaço simples, usar letra número 12, se usa itálica ao invés de sublinhar (exceto nos endereços URL), todas as ilustrações, figuras e tabelas estarão dentro dos textos nos lugares apropriados, não no final.

3. O texto deve seguir os requerimentos bibliográficos e de estilo mencionado no Guia para Autores, que pode ser consultado em “Sobre a revista”.

Aviso de Direito Autoral

Os direitos de autorais dos artigos publicados em esta revista pertencem aos autores e os direitos de primeira publicação são concedidos à revista. Em virtude de aparecer em uma revista de acesso aberto, os artigos serão de consulta gratuita, com atribuições próprias de educação e outros âmbitos não comerciais.

Declaração de privacidade

Os nomes e os e-mails incluídos nesta revista se usarão exclusivamente para os fins declarados por esta revista e não estarão disponíveis para nenhum outro propósito.